Cidades inteligentes: o que são e suas principais vantagens

Como aderir à Indústria 4.0 pode reduzir custos na sua empresa
13 de fevereiro de 2019

Cidades inteligentes são o palco de experiências de uso intensivo de tecnologias de comunicação e informação.

Quando falamos de cidades inteligentes, muitos imaginam prédios cheios de recursos tecnológicos e pessoas mergulhadas nos aplicativos do mundo digital, porém, mesmo que já tenhamos muita tecnologia e redes de comunicação e informação envolvidas, a otimização das cidades conta com produtos e sistemas que não vemos de forma tão explícita no dia a dia.

Diversas soluções são desenvolvidas para atender aos desafios sociais, climáticos e logísticos das cidades. Nesta gama de produtos, são desenvolvidos, sob o olhar da indústria 4.0, sensores capazes de captar dados e enviá-los a ambientes seguros, como a nuvem, onde ficam acessíveis para análise e acompanhamento. Equipamentos como estes tornaram-se essenciais para o monitoramento de performance de diversas estruturas mecânicas e tecnológicas em cidades inteligentes e tudo isso resulta em muitas vantagens para as empresas e todos os agentes envolvidos. Veja abaixo!

1. Integração das fontes de informação

Empresas e organismos públicos passam a gerar informações que são processadas na rede e servem de base para decisões que afetam a cidade como um todo. Assim, os rumos passam a ser mais estratégicos, a partir de diretrizes lógicas e padrões estatísticos, como a governança por algoritmo.

2. Otimização de recursos

Essa é a máxima das cidades inteligentes e traz benefícios diretos para as pessoas, as empresas e o planeta como um todo. Com a tecnologia direcionando as aplicações, o resultado é a utilização de menos recursos e a maximização de resultados produtivos.

3. Menor impacto ambiental

Minimizar o impacto ambiental é um dos fatores determinantes na longevidade de uma empresa. Os recursos naturais são fontes de insumo e toda a cadeia é afetada quando a natureza está sob risco. Sustentabilidade significa cuidar do meio ambiente e assim, garantir a prosperidade nas cidades inteligentes.

4. Ambiente atrativo para clientes e investidores

As cidades inteligentes são tidas como potenciais ambientes para os negócios em um futuro próximo. Os recursos adicionais que elas oferecem em termos de velocidade e acesso às informações, aliados à questão espacial, criam o cenário ideal para desbravar novos mercados e gerar negócios.

A integração das tecnologias para o desenvolvimento das cidades é essencial para a evolução da sociedade na era da Internet das Coisas (IoT). O ideal é acompanhar o surgimento das tecnologias de comunicação e informação e investir em conhecimento e inovação. Com base nas experiências e dados históricos, o futuro das cidades inteligentes é com certeza, uma tomada de decisões mais assertiva e eficiente.

 

Integrar a automação industrial aos processos manuais da sua empresa gera além de maior segurança aos seus colaboradores, otimização da sua produtividade como um todo, considerando a redução do tempo final de todo o processo e a melhoria da qualidade do seu produto ou serviço. Quer seja na automatização de um processo produtivo ou até mesmo após ele, a velocidade e a segurança que seus processos podem ganhar é consideravelmente maior se comparado ao investimento.

 

A PAHC é especialista em Automação Industrial com mais de 18 anos de atuação neste mercado. Fornecemos soluções completas para a sua infra-estrutura de automação industrial utilizando equipamentos das principais marcas do mercado, com estoque local e atendimento diferenciado. Consulte nossos especialistas! Clique aqui e fale conosco.