Eficiência Energética em redes de ar comprimido

Com os altos preços da energia, a crescente pressão sobre os custos e uma crescente conscientização sobre a proteção do clima, sem dúvida, tornam a eficiência energética em redes de ar comprimido um desafio comercial fundamental para todos. De encontro a isso, a PAHC juntamente com a FESTO fornece um projeto de economia de energia para a DIN EN ISO 11011, com uma gama personalizada de serviços para identificar e otimizar a potencial economia de ar comprimido, de forma sistemática e sustentável.

Você quer aumentar a eficiência energética de todo o seu sistema de ar comprimido, mas não sabe por onde começar? Com o nosso sistema de PreAudit, você detecta fraquezas imediatamente e sabe com certeza quais medidas são mais prováveis ​​para compensar seu sistema de ar comprimido.

Durante o PreAudit, examinamos a geração e o tratamento do ar comprimido, avaliando a utilização do compressor, analisando a qualidade do ar comprimido e medindo a queda de pressão do sistema. Na verificação rápida, também realizamos um teste de detecção de vazamento e verificamos a eficiência pneumática da máquina. Você recebe um relatório detalhado com dados precisos e recomendações por ordem de prioridade.

Eficiência energética como um serviço modular baseado em suas necessidades! O serviço de Eficiência Energética da PAHC Automação possui um projeto modular para que eles possam atender precisamente às suas necessidades específicas. Você escolhe se quer aproveitar o PreAudit, apenas os módulos de serviço individuais ou a auditoria completa. Você define os objetivos e nós adaptamos o leque de serviços para atendê-los!

Módulos do serviço de auditoria

1 - Análise energética da geração de ar comprimido

Um perfil de consumo exclusivo e confiável, alinhado com o tempo de operação, é necessário para atingir a meta de geração de ar comprimido com eficiência energética. Só então o dimensionamento e o tempo de funcionamento do compressor podem ser otimizados.

Este serviço consiste em medir o consumo de energia e o fluxo de ar comprimido, bem como o nível de pressão e a largura de banda. As medições são realizadas durante a operação, independentemente do fabricante. Esse monitoramento documenta os requisitos de energia e ar comprimido, bem como as flutuações no consumo entre carga básica e de pico durante vários dias. No final, você recebe um relatório detalhado que define claramente os custos e consumo de energia, revela as reservas de energia e especifica suas economias potenciais.

Seus benefícios:

  • Medição independente do fabricante
  • Medição durante a operação
  • Consumo de energia transparente de todo o sistema
  • Consciência das reservas de produção do sistema

2 - Análise da qualidade do ar comprimido

A qualidade do ar comprimido tem um efeito direto nos custos operacionais: óleo, água ou partículas no ar comprimido resultam em consumo de energia desnecessário e encurtam a vida útil dos componentes pneumáticos. Isso também gera dúvidas sobre a confiabilidade do processo e, no pior dos casos, resulta em paradas súbitas da máquina. Por outro lado, um sistema de ar comprimido otimizado economiza nos custos de energia imediatamente.

Isto pode ser conseguido com uma análise profissional da qualidade do ar comprimido, onde examinamos a preparação de ar comprimido centralizado e descentralizado, medimos a temperatura do ar, o nível de pressão e o conteúdo de óleo residual e determinamos o ponto crítico da pressão. O relatório final fornece recomendações claras de como otimizar a qualidade do ar comprimido.

Seus benefícios:

  • Garanta uma ótima qualidade do ar comprimido
  • Maior vida útil de componentes pneumáticos
  • Minimize as paradas inesperadas de produção
  • Adaptação direcionada de preparação de ar comprimido aos requisitos

3 - Medição da queda de pressão

A distribuição de ar comprimido no sistema é freqüentemente negligenciada, sendo um fator de custo subestimado considerando seu significativo potencial de economia. Você pode economizar até 8% da energia para geração de ar comprimido, reduzindo a pressão em 1 bar. Além disso, um nível de pressão estável é um pré-requisito para processos confiáveis.

Durante a medição da queda de pressão, os sensores usam registradores de dados para registrar simultaneamente o perfil de pressão em vários pontos do sistema de ar comprimido. Também determinamos a faixa de pressão e identificamos quedas de pressão. Você receberá dados precisos e recomendações claras sobre as opções disponíveis para reduzir a pressão em seu sistema.

Seus benefícios:

  • Reduzir os custos através de reduções de pressão
  • Processos confiáveis ​​através de nível de pressão constante

4 - Análise de consumo de ar comprimido

O consumo exato de ar comprimido por ciclo de máquina é o parâmetro crucial para avaliar a eficiência de energia de máquinas e sistemas; é também a base para o planejamento correto e o dimensionamento do suprimento de ar comprimido. Evite quedas de pressão causadas por subdimensionamento ou superdimensionamento desnecessário. Somente medições reais de consumo podem dizer com precisão quanto de ar comprimido suas máquinas consomem e quão alta é a taxa de vazamento.

Este serviço consiste em medir o consumo de ar comprimido e o nível de pressão na parada e durante a operação, bem como determinar o consumo médio e o nível de pressão. Você descobre onde o ar comprimido está sendo usado de forma inadequada e quais oportunidades de melhoria estão disponíveis.

Seus benefícios:

  • Estabelecendo o consumo real de ar comprimido de máquinas individuais
  • Sem queda de pressão indesejada devido ao fornecimento insuficiente
  • Sem consumo de energia desnecessário devido a excesso de oferta
  • Determinação das perdas de ar comprimido devido a vazamentos
  • O suprimento de ar comprimido para a máquina pode ser configurado de maneira ideal

5 - Detecção e eliminação de fugas

Um sistema de ar comprimido com vazamento desperdiça muita energia e dinheiro e pode comprometer a confiabilidade do seu processo. É por isso que a detecção, documentação e eliminação de vazamentos em sistemas de ar comprimido são uma importante medida de eficiência.

Com este serviço, utilizamos todo o nosso conhecimento para revisar seu sistema de ar comprimido. Desde a geração até o consumidor pneumático, detectamos vazamentos usando detectores ultrassônicos de alta sensibilidade durante a operação e os classificamos por tamanho e custo. Também elaboramos uma documentação detalhada com as opções de otimização e uma lista de reparos recomendados em ordem de urgência. O relatório estará disponível para você on-line de de forma simples e estruturada você poderá monitorar a eliminar vazamentos. Agora você pode finalmente colocar um número em suas perdas de energia e emissões de CO2.

Seus benefícios:

  • Nenhum tempo de inatividade de produção é necessário
  • Transparência das perdas de energia e dinheiro, bem como as emissões de CO2
  • Detecção de vazamentos usando detectores de ultra-som
  • Avaliação e classificação dos vazamentos individuais
  • Lista detalhada de medidas de reparo necessárias, incluindo peças de reposição
  • Acesso online aos dados fornecidos através do Portal de Avaliação de Poupança Energética

6 - Análise de máquina para eficiência energética

Estabilize seus processos e reduza seus custos, projetando estrategicamente um sistema de ar comprimido para o futuro.

Durante a análise da máquina, especialistas experientes em ar comprimido medem a vazão, o consumo e a pressão das aplicações pneumáticas relevantes, determinam o uso ineficiente do ar comprimido e identificam oportunidades de melhoria. Nossos especialistas utilizam a análise para definir recomendações específicas e também para estimar os custos, a economia e o período de amortização esperado das possíveis medidas. Os resultados e recomendações são apresentados a você um relatório detalhado e nós podemos cuidar de tudo, executando também a instalação/adaptação destas soluções desenvolvidas especificamente para você!

Seus benefícios:

  • Revisão sistemática da eficiência energética pneumática do sistema
  • Identificação rápida de medidas economicamente viáveis ​​e tecnicamente viáveis
  • Documentação das aplicações de ar comprimido analisadas
  • A pedido: instalação e comissionamento das soluções desenvolvidas

Solicite uma apresentação deste serviço!