Internet das Coisas: principais erros comuns aplicada à indústria

Conheça mais sobre a automação industrial e seus benefícios
20/08/2020
Otimizando os processos industriais com técnicas de automação
17/09/2020

Os avanços da Internet das Coisas são inegáveis no quesito tecnologia e quando esse conjunto de tecnologias é utilizado na indústria, os benefícios abrangem não apenas o setor produtivo, como também áreas estratégicas, indispensáveis para potencializar o crescimento da companhia.

Contudo, é preciso ter cuidado para que não surjam falhas que impactem de forma negativa no processo produtivo da indústria.

 

Dados úteis que não são utilizados em melhoria dos processos

Um dos aspectos mais relevantes da Internet das Coisas para automação industrial é o monitoramento dos processos produtivos. A conexão dos sensores e dispositivos permite que o gestor verifique o desempenho de cada item em tempo real e de forma ininterrupta.

No entanto, a falha pode ocorrer no momento em que as empresas não observam atentamente esses dados, ou mesmo passam a negligenciá-los por completo. Isso porque o fornecimento das informações ajuda a companhia a aprimorar cada um dos processos continuamente. Logo, analisar os relatórios do fluxo de produção (do estoque, ou de demais áreas da companhia) é uma etapa indispensável para impulsionar o negócio.

 

Falhas na segurança da informação

O risco de ataques cibernéticos até mesmo a grandes sistemas amplia a importância da indústria reforçar a segurança das informações. Apenas com softwares inteligentes de proteção dos dados é possível obter os benefícios da tecnologia de dados em nuvens, correndo menor risco de acessos indevidos ao sistema.

 

Equipamentos sem qualidade para colocar a Internet das Coisas em prática

A qualidade dos sensores e dispositivos envolvidos no sistema de IOT é um ponto que determina um erro ou acerto em todo o processo. Com bons equipamentos temos a garantia da qualidade na coleta dos dados que por sua vez, entregam dados confiáveis sobre o processo, influenciando na redução de custos, produtividade e eficiência.

 

Especialistas em Automação Industrial, a PAHC Automação atua no mercado desde o ano 2000 fornecendo sensores industriais, tecnologias de automação e soluções completas para diversos segmentos, por meio das principais marcas do mercado, com estoque local, atendimento diferenciado e disponível para todas as etapas do seu projeto, desde a análise até a concepção.
Clique aqui para enviar sua solicitação a um de nossos especialistas!