O que são Inversores de Frequência e como funcionam?

O que são Painéis Pneumáticos?
01/10/2020

Muito importante para diversos setores, um inversor de frequência é capaz de controlar a velocidade de giro de um motor de indução trifásico. Assim, esse dispositivo acaba se transformando em uma corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica variável controlando a potência consumida pela carga através da variação da frequência entregue pela rede, fazendo uma variação de giro do motor trifásico.

 

Como funciona

Basicamente, o funcionamento do inversor de frequência consiste em converter o sinal AC da rede elétrica em DC, e este novamente em AC, porém agora pulsado e com largura modulada, assim podemos ajustar sua frequência e tensão e com isso controlar sua velocidade e rotação do motor.

No que se diz respeito à velocidade, este motor possui velocidade constante, variando em função de cargas a ele acopladas e na utilização de um inversor de frequência.

 

Vantagens da utilização de inversores de frequência

  • Redução do consumo de energia elétrica;
  • Automatização, segurança e flexibilidade em processos industriais;
  • Evita acionamentos bruscos;
  • Redução do nível de ruído dos sistemas;
  • Eliminação de outros sistemas para comportar a partida do motor;
  • Diminuição de choques mecânicos na partida do motor.

 

Sendo assim, o inversor de frequência é um importante dispositivo que é utilizado nos projetos de automação industrial que tem como foco melhorar a produção reduzindo gastos e evitando quebras no maquinário com sua utilização.

 

A PAHC Automação é especialista em programação e parametrização de Inversores de Frequência, atuando com uma equipe de profissionais altamente qualificados para fornecer a especificação correta para a sua aplicação.
Clique aqui para enviar sua solicitação a um de nossos especialistas!