Otimizando os processos industriais com técnicas de automação

Internet das Coisas: principais erros comuns aplicada à indústria
03/09/2020
O que são Painéis Pneumáticos?
01/10/2020

Para o funcionamento de um sistema industrial é necessário uma série de pessoas especializadas que trabalham em prol de otimizar os processos industriais, se utilizando de técnicas apropriadas para acelerar o desempenho das máquinas e dos trabalhadores.

Por se tratar de um ambiente complexo, que envolve máquinas engenhosas, esse trabalho também visa garantir a segurança das pessoas no local, principalmente, no manuseio desses equipamentos.

 

Comece planejando seu aparato eletrônico e suas conexões

Para começar, deve ser apresentado um projeto elétrico. Esse item é indispensável para a instalação de uma rede elétrica de qualquer lugar, essencialmente nas indústrias.

Por usarem sistemas dependente de energia, as atividades industriais necessitam de um bom projeto elétrico, que leve em consideração todo o espaço, as máquinas utilizadas, os sistemas de aquecimento, a parte de controle interno.

É um projeto que apresenta os aspectos que devem ser observados para as instalações.

Alguns dos aspectos que são detalhados são:

  • Fiação;
  • Cabeamento;
  • Conexões;
  • Redes de energia;
  • Detalhamento do maquinário;
  • Entender sobre os motores elétricos
  • Condutores elétricos.

Dado a instalação do sistema elétrico é preciso efetuar a transmissão da rede até os aparelhos.

Por conta dessa grande interface de conexões de sistemas e tecnologias aplicadas dentro de uma indústria, a realização de um cabeamento estruturado industrial é essencial, pois esse é responsável não só pela parte de comunicação e controle das atividades industriais (parte de escritório), mas como também é fundamental para a conexão das máquinas com os comandos de rede.

As indústrias são ambientes potencialmente poluidores, úmidos e com alta temperatura, por isso a instalação de um cabeamento estruturado industrial é imprescindível.

A instalação de um sistema de cabeamento deve ser feita com uma empresa confiável e de qualidade confirmada para assegurar a eficiência do serviço e a segurança do projeto.

 

Garanta a segurança da sua indústria

É importante sempre manter o sistema elétrico de uma indústria nos padrões para garantir a sua funcionalidade e a segurança dos empregados e das máquinas.

Por isso, é sempre bom conter um laudo de conformidade NR10. Esse laudo é responsável por apresentar se a indústria está com toda a sua operação na base elétrica funcionando de maneira correta, indicando que não há problemas e que o ambiente está seguro.

Assim, garante também que caso haja algum problema apontado no laudo é possível agir para arrumar o que está errado.

Outro aspecto que deve ser bastante regular e tem que ser eficiente são as manutenções. O sistema elétrico de uma indústria, assim como em qualquer lugar, tem que ser olhado com cuidado e é importante fazer manutenções quando necessário.

Justamente por conta da umidade e da poeira acumulada nessas instalações é possível que os materiais colocados sofram certos desgastes, por isso é imprescindível a revisão e aplicação de manutenções elétricas constantes.

 

Aplicação das tecnologias de automação

O avanço desenfreado das tecnologias atinge a indústria constantemente. É necessário o acompanhamento da inovação para que não fiquem para trás. A tecnologia em automação industrial é uma dessas inovações mais importantes para o funcionamento da indústria.

O tecnólogo, formado em curso de automação industrial, é o responsável por aplicar essa tecnologia. Essa técnica é utilizada para auxiliar na otimização de processos industriais. Ou seja, essa tecnologia ajuda na produção de equipamentos, softwares, planejamento.

Assim, são bases essenciais para que a produção industrial seja potencializada. Essa categoria de trabalhador é cada vez mais indispensável para a modernização das indústrias, dado que com o passar do tempo as fábricas estão intensificando seus processos de atualização das tecnologias, visando uma produção mais rápida e eficiente.

Muitas das aplicações da automação nas indústrias, são as operações IHM (Interação humano máquina). Essa tecnologia permite uma facilidade maior entre a comunicação dos trabalhadores com as máquinas industriais.

São interações que são feitas diretamente entre máquina e as pessoas que a utilizam. Quando esse aparelho apresenta alguma falha ou defeito nos seus softwares, afetando os seus comandos, é necessário o conserto de IHM, contratando uma pessoa especializada e que entenda dos softwares utilizados, podendo fazer o seu reparo.

Esse reparo é essencial, já que são aparelhos de fundamental importância na melhoria da otimização das atividades das indústrias.

 

 

Especialistas em Automação Industrial, a PAHC Automação atua no mercado desde o ano 2000 fornecendo sensores industriais, tecnologias de automação e soluções completas para diversos segmentos, por meio das principais marcas do mercado, com estoque local, atendimento diferenciado e disponível para todas as etapas do seu projeto, desde a análise até a concepção.
Clique aqui para enviar sua solicitação a um de nossos especialistas!