Qual é o papel do Big Data na Indústria 4.0?

Big Data é o termo utilizado para descrever o grande volume de dados que está presente no nosso dia a dia. Ele pode ser utilizado e aplicado em diversos setores, inclusive, na Indústria 4.0.

Sabemos que coletar e interpretar dados traz diversas vantagens para todas as empresas. Afinal, com isso, é possível gerenciar melhor todos os processos e garantir a melhoria da produtividade no setor de automação.

Isso porque, utilizamos tecnologias avançadas de computação para descobrir tendências, padrões, preferências (entre outros) e, assim, podemos tomar as decisões de forma mais assertiva.

Mas qual será o verdadeiro papel do Big Data na Indústria 4.0? Venha conosco e descubra!

Auxiliar na tomada de decisão estratégica

O Big Data é utilizado na Indústria 4.0 para auxiliar na tomada de decisão estratégica.

Isso acontece porque, como vimos anteriormente, é possível captar as principais tendências mercadológicas.

Também podemos analisar as tendências de consumo, estudar os dados dos clientes e, assim, promover uma cultura baseada em dados.

Além do ambiente externo (mercado, concorrência, clientes), podemos aproveitar esse benefício do Big Data sobre “tomada de decisão” no ambiente interno.

Por exemplo, é possível analisar dados internos das máquinas referentes às possíveis manutenções preventivas. Assim, descobrimos se há alguma falha em algum processo, evitando paradas desnecessárias devido ao mau funcionamento dos equipamentos.

Dessa forma, você pode priorizar quais são as mudanças e ações que devem ser tomadas para evitar problemas.

Permite gerenciar melhor o processo produtivo

Com a automação, podemos utilizar o Big Data na Indústria 4.0 para coletar informações em tempo real de tudo o que está acontecendo na fábrica.

Dessa forma, é possível ter um controle maior em todas as operações, desde o fornecedor de matéria-prima até a entrega do produto ao cliente.

Além disso, dependendo do nicho da sua empresa, você pode utilizar sistemas de controle para acompanhar e verificar:

Então, é possível utilizar os dados desses sensores inteligentes para descobrir padrões e melhorias no gerenciamento de todo o fluxo de trabalho.

Identificar e corrigir problemas

Ao aplicar e analisar o Big Data na Indústria 4.0 também é possível encontrar falhas e corrigir problemas — mesmo aqueles que você nem imagina que possam existir.

Dessa maneira, você entende quais são as variáveis no processo produtivo e identifica maneiras inteligentes para melhorar a produção. Tudo isso é essencial para reduzir os custos e eliminar os desperdícios.

Promover mais eficiência na produção

Com a análise do Big Data por meio da automação industrial é possível manter cronograma de produção e:

  • reduzir as interrupções;
  • melhorar o desempenho do negócio;
  • promover análises em tempo real;
  • otimizar a cadeia de suprimentos;
  • monitorar equipamentos;
  • diminuir o tempo de inatividade;
  • prevenir falhas.

Você gostou de aprender qual é o papel do Big Data na Indústria 4.0?

Se sim, aproveite e complemente o seu estudo no assunto, conferindo também: Qual o impacto da automação de processos nas indústrias? Boa leitura!