Sistema de Visão Industrial e suas Vantagens

Servomotores: o que são e como funcionam?
29/10/2020
Qual é a diferença entre IOT industrial e indústria 4.0?
26/11/2020

Os sistemas de visão industrial são dispositivos que utilizam sistemas de processamento de imagem e computadores para analisar uma imagem e tomar uma decisão baseado no tratamento de quatro critérios:

Captura da imagem

Para uma boa captura, é necessário considerar aspectos como: posicionamento da câmera, iluminação do objeto e as possibilidades de controle da câmera.

O posicionamento da câmera é importante e está relacionado com o processo que será controlado, podendo significar a correta fixação da câmera numa determinada posição em relação ao objeto ou ainda, permitir que haja a possibilidade de movimento.

A iluminação do objeto é um aspecto de extrema importância. Uma iluminação correta pode relevar aspectos importantes do processo, tornando a fase posterior mais simples. Caso a iluminação não seja o resultado de um estudo detalhado, todo o sistema pode ser inviabilizado, dependendo das características pretendidas.

Processamento de imagem

A fase de processamento da imagem tem como objetivo definir as regiões de interesse que devem ser analisadas. Ao restringir a imagem inicial às regiões de interesse diminuímos o tamanho da imagem que será utilizada na fase de análise.

Análise de imagem

Ao contrário do que se pensa, esta fase não deverá ser complexa se a captura e o processamento da imagem forem executados corretamente. Como aspectos realmente críticos destacamos a iluminação, o controle da câmera e o processamento da imagem.

Resultado

Normalmente obteremos valores de contagem, áreas, distâncias, grau de semelhança com o objeto padrão etc. Esses valores têm que ser passados ao sistema de controle para serem utilizados na tomada de decisões. O sistema de controle pode ser implementado no mesmo computador, ou ainda, a informação pode ser enviada através de outro meio de comunicação (LAN, RS-232, etc).

 

Algumas vantagens

  • Elevada eficiência econômica em função da redução dos custos, pois um sensor é capaz de executar diversas funções
  • Menor quantidade de rejeição e falhas em razão da detecção precoce dos erros
  • Alta disponibilidade das instalações graças à comutação simples da tarefa de verificação na mudança dos lotes

 

 

A PAHC Automação é especialista em instalações onde o processamento de imagens necessita do mais alto padrão, atendendo às exigências cada vez mais severas de qualidade e altíssima flexibilidade das instalações mais modernas. Combinando funções de maneira flexível, garantimos que sua aplicação contatá com uma detecção confiável dos erros e garantia de verificação exata do processo.
Clique aqui para consultar um de nossos especialistas!