Tipos de sistemas de automação industrial

A automação industrial é atualmente operada em várias indústrias com sistemas automatizados que fazem de tudo, desde a execução de tarefas de fabricação até a operação de um caixa eletrônico. Abaixo, destacamos os diferentes tipos de sistemas de automação industrial.

 

Automação Fixa

Os sistemas de automação fixos são utilizados para realizar operações fixas e repetitivas a fim de atingir altas taxas de produção. Ele usa um propósito especial ou equipamento dedicado para automatizar as operações de montagem ou processamento de sequência fixa. Uma vez empregado, é relativamente difícil mudar ou variar o design do produto. Portanto, é inflexível em oferecer variedade de produtos, mas aumenta a eficiência com maior taxa de produção e reduz o custo unitário.

Este tipo de automação é usado principalmente na produção em massa discreta e sistemas de fluxo contínuo, como oficinas de pintura, processos de destilação, linhas de transferência e transportadores.

Automação Programável

Nessa automação, uma classe específica de alterações de produto e também operações de montagem ou processamento podem ser alteradas com a modificação do programa de controle no equipamento automatizado.

Essa automação é mais adequada para o processo de produção em lote onde o volume do produto é médio a alto. Mas, nisso, é difícil mudar e reconfigurar o sistema para um novo produto ou sequência de operações. Portanto, um novo produto ou reconfiguração da sequência de operações requer uma configuração longa.

Exemplos deste sistema de automação são máquinas controladas numericamente, fábricas de papel, laminadores de aço, robôs industriais etc.

Automação Flexível

Este sistema de automação fornece o equipamento de controle automático que oferece uma grande flexibilidade para fazer alterações no design do produto. Essas mudanças podem ser realizadas rapidamente através dos comandos dados na forma de códigos pelos operadores humanos.

Essa automação permite que os fabricantes produzam vários produtos com diferentes gamas como um processo de combinação combinado, em vez de separado.

Alguns dos exemplos desse sistema de automação são veículos guiados automaticamente, automóveis e máquinas CNC multifuncionais.

Automação Integrada

A automação industrial integrada envolve uma automação total das fábricas onde todos os processos funcionam sob a coordenação do processamento digital de informações e controle do computador. Tecnologias inclui como:

  • Planejamento de processo auxiliado por computador
  • Projeto e fabricação com suporte de computador
  • Sistemas de máquinas flexíveis
  • Máquinas-ferramentas de controle numérico de computador
  • Sistemas automatizados de manuseio de materiais, como robôs
  • Sistemas automáticos de armazenamento e recuperação
  • Produção computadorizada e controle de programação
  • Transportadores e guindastes automatizados

Além disso, um sistema de automação integrado pode integrar um sistema de negócios por meio de um banco de dados comum, ou seja, apoia a integração total de operações e processos de gestão por meio de tecnologias de comunicação e informação. Essas tecnologias são utilizadas na fabricação integrada por computador e em sistemas avançados de automação de processos.

Ao considerar o sistema certo para o seu negócio, o grau de automação industrial necessário para qualquer instalação de fabricação deve ser determinado pelas condições de trabalho, pressão competitiva, especificações de fabricação e montagem, requisitos de trabalho e custo de mão de obra. Levando esses fatores em consideração, você pode garantir que seu investimento em automação de software industrial será justificado por um aumento consistente de lucro.

 

Especialistas em Automação Industrial, a PAHC Automação atua no mercado desde o ano 2000 fornecendo sensores industriais, tecnologias de automação e soluções completas para diversos segmentos, por meio das principais marcas do mercado, com estoque local, atendimento diferenciado e disponível para todas as etapas do seu projeto, desde a análise até a concepção.
Clique aqui para consultar um de nossos especialistas!