Como garantir altos índices de qualidade na indústria?

Por que pensar na indústria 4.0 hoje vai lhe fazer poupar dinheiro amanhã?
8 de agosto de 2019
Como reduzir gastos aumentando a eficiência operacional na indústria
4 de setembro de 2019

Como medir os índices de qualidade na minha indústria?

Cada indústria possui suas formas de medir os seus índices de qualidade e de entender as correções que precisam ser feitas. Apesar disso existem 7 ferramentas básicas que podem lhe ajudar, como:

1. Histograma: é um gráfico de barras que envolve a medição de dados para causas identificadas, mostradas em ordem de magnitude ou de frequência.

2. Gráfico de Pareto: método gráfico que apresenta os dados por ordem de tamanho, importância ou prioridade, ajudando na tomada de decisões. Ele é montado a partir do princípio de Pareto (80% dos problemas são provenientes de 20% das causas). Podem ser usados dados sobre defeitos, desperdícios, refugos ou qualquer problema que precise ser analisado, de maneira a estabelecer as prioridades.

3. Diagrama de causa e efeito: usado quando se faz necessário identificar, explorar e ressaltar as possíveis causas de um problema ou de um objetivo. As causas mais conhecidas costumam estar ligadas aos 6 Ms: mão-de-obra, material, meio ambiente, máquina, método e medida.

4. Diagrama de dispersão: usado para estudar a possível relação entre duas variáveis, como uma relação de causa e efeito.

5. Gráficos de controle: permite o controle dos processos através da coleta de dados amostrais posicionados em gráficos estatísticos. Esse método ajuda a indicar a situação de um processo.

6. Folha de verificação ou checklist: em forma de tabela ou formulário permite a análise e a coleta de dados, sendo adaptável a diversos propósitos, como verificação de lotes, inspeção final de um produto, etc.

7. Estratificação de dados: técnica que usa a separação de dados para visualizar padrões de comportamento. Se, ao aplicar alguma dessas ferramentas, você notar problemas ou desvios na qualidade, então é hora de começar a atuar para modificar essa situação.

 

Como melhorar os índices de qualidade na minha indústria?

Você sabia que a alta direção também tem um papel fundamental na definição de um sistema de gestão de qualidade? Isso porque é essencial que a preocupação com esse item se torne algo inerente à política da empresa, garantindo dessa forma que as ações serão implementadas.

Veja algumas ideias para melhorar os índices de qualidade:

 

Faça um planejamento estratégico

Uma das principais dificuldades da maioria dos gestores é organizar e gerenciar suas atividades diárias. Montar um planejamento estratégico pode lhe ajudar a avaliar a sua indústria, tendo uma visão macro do seu negócio, além de definir objetivos e de alinhar as suas demandas.

Estruturando melhor seus processos, será mais fácil garantir um desempenho melhor para os seus produtos, aumentando a qualidade. Assim, entenda a realidade da sua indústria, identifique os pontos que precisam ser melhorados, crie metas reais, estabeleça os processos e compartilhe esse planejamento com seus colaboradores, sempre mantendo o foco no cliente e em formas de atender a sua necessidade e expectativa.

 

Treine seus funcionários

Mesmo com toda a possibilidade de automação que os avanços tecnológicos nos permitem, as pessoas ainda são essenciais para que as indústrias funcionem e geralmente estão diretamente relacionadas ao nível de qualidade do que é produzido (e da forma como esses itens são produzidos).

Assim, tenha o hábito de oferecer capacitações e treinamentos aos seus funcionários. Quanto mais treinados eles forem e quanto mais conhecimentos sobre o processo produtivo da sua indústria eles tiverem, mais qualidade o seu produto final terá.

Além disso, quando os colaboradores sentem-se valorizados e importantes para a empresa, o nível de turn-over diminui, o que ajuda a trazer muitos benefícios para o seu negócio, com times constantes que conhecem e entendem a realidade da sua empresa e como devem ser feitos os seus processos.

 

Envolva os funcionários nas mudanças

Se, ao analisar os seus índices de qualidade, você notou que serão necessárias algumas mudanças nas formas como vocês produzem, envolver seus funcionários é algo essencial para que você obtenha sucesso.

Os líderes de departamento são figuras importantíssimas nesse sentido, capazes de conduzir os processos de formas adequadas, motivar suas equipes e envolver todos os colaboradores em um objetivo comum, que pode ser, por exemplo, a busca constante pela qualidade.

 

Escolha com cuidado seus fornecedores e terceirizados

Pode parecer algo óbvio, mas muitas indústrias ainda não se atentam para a importância de contar com bons fornecedores e terceirizados. Sem uma boa matéria-prima, dificilmente seu produto final terá uma ótima qualidade, o mesmo vale para peças de reposição de máquinas e equipamentos, soluções de tecnologia e muitas outras questões.

Além disso, também é importante escolher com critério todos que se relacionarão com a sua marca. Se você terceiriza a sua logística, por exemplo, é essencial que a empresa consiga entregar todos os seus produtos no prazo determinado e com qualidade garantida.

 

Invista na automação industrial com o uso de sensores inteligentes

A automação industrial e o uso de sensores inteligentes podem ajudar a sua indústria a produzir com uma qualidade muito superior, além de lhe oferecer níveis maiores de produtividade, menor uso de recursos e menor necessidade de manutenção.

Os sensores inteligentes são capazes de medir fluidos, detectar objetos, melhorar a comunicação entre as suas máquinas e sistemas, padronizar a sua produção, testar os itens finais, entre muitas outras vantagens.

Com a automação, você reduz as chances de falhas humanas, torna seus produtos finais todos padronizados e ainda estipula graus e índices elevados de qualidade, que devem ser seguidos pelas máquinas.

 

Depois de analisar todas essas informações, você já pensa em usar alguma delas para aumentar os índices de qualidade na sua indústria? Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude os seus amigos empresários a se preparem para o futuro na indústria!

 

A PAHC é especialista em Automação Industrial, atuando no mercado desde o ano 2000. Fornecemos soluções completas para a infra-estrutura em diversos segmentos, utilizando equipamentos das principais marcas do mercado, com estoque local, atendimento diferenciado e para todas as etapas do projeto, desde a análise até a sua concepção.
Saiba como um sistema de automação industrial pode otimizar os resultados da sua empresa! Clique aqui e fale com um de nossos especialistas ou antes de entrar em contato, conheça nossas soluções em automação industrial clicando aqui!