Entenda o funcionamento dos sensores ópticos

O uso de sensores industriais torna as empresas muito mais eficientes, graças à alta tecnologia presente nos pequenos dispositivos. Com isso, os equipamentos podem exercer as mais diversas funções no processo produtivo. E os sensores ópticos estão entre esses dispositivos.

Um sensor óptico é um dispositivo que converte os raios de luz em sinais eletrônicos. O objetivo de um sensor óptico é medir uma quantidade física de luz e, dependendo do tipo de sensor, então traduz em uma forma que seja legível por um dispositivo de medição. Normalmente, o sensor óptico faz parte de um sistema maior que integra um dispositivo de medição, uma fonte de luz e o próprio sensor. Isso geralmente é conectado a um gatilho elétrico, que reage a uma mudança no sinal dentro do sensor de luz.

Uma das características de um sensor óptico é sua capacidade de medir as mudanças de um ou mais feixes de luz. Essa alteração é mais frequentemente baseada em alterações na intensidade da luz. Quando ocorre uma mudança de fase, o sensor de luz atua como um disparador fotoelétrico, aumentando ou diminuindo a saída elétrica, dependendo do tipo de sensor.

 

Como atuam os sensores ópticos na indústria

Cada objeto emite luz de uma determinada maneira, de acordo com seu formato, cor, espessura, tamanho e, ainda, conforme a distância a que está localizado do sensor óptico. Assim, sensores ópticos baseiam-se na emissão e recepção do feixe de luz para detectar substâncias e materiais.

Na prática, isso significa que, numa esteira rolante, o sensor detecta a presença de objetos com precisão e o melhor custo-benefício. O dispositivo dispensa a presença de um colaborador para checar se o padrão da produção se mantém, por exemplo, já que a passagem dos itens no local já indica a quantidade fabricada.

Sensores ópticos podem conter diversos tipos de luz para a detecção de objetos por formato cor, distância ou espessura, seja laser, vermelha ou infravermelha.

 

Algumas das vantagens do sensor óptico

  • Possui sensibilidade, alcance e resolução muito altos em comparação com sensores não ópticos.
  • Possui faixa dinâmica mais ampla.
  • É totalmente passivo e, portanto, usado em ambientes explosivos.
  • É pequeno em tamanho e leve.
  • É resistente a altas temperaturas e ambiente quimicamente reativos. Consequentemente, os sensores ópticos são ideais para ambientes hostis.
  • Pode ser usado para monitorar uma ampla gama de parâmetros físicos e químicos, conforme listado acima.
  • Fornece isolamento elétrico completo de alto potencial eletrostático.

A gama de sensores industriais é ampla, e na PAHC, a diversidade é apenas um dos pontos positivos, aliada à alta qualidade dos equipamentos e ao suporte fornecido por profissionais especializados, com experiência no mercado de automação industrial.

 

Especialistas em Automação Industrial, a PAHC Automação atua no mercado desde o ano 2000 fornecendo sensores industriais, tecnologias de automação e soluções completas para diversos segmentos, por meio das principais marcas do mercado, com estoque local, atendimento diferenciado e disponível para todas as etapas do seu projeto, desde a análise até a concepção.
Clique aqui para consultar um de nossos especialistas!